segunda-feira, 20 de outubro de 2008

EM DEBATE: Sistema Nacional Público de Formação dos Profissionais do Magistério

No último dia 10 de outubro foi lançada a minuta do Decreto que vai instituir o Sistema Nacional Público de Formação dos Profissionais do Magistério.

A minuta do decreto está aberta a consulta pública até 24 de novembro. O documento está disponível à sociedade no portal do MEC. Sugestões de aperfeiçoamento do texto podem ser enviadas para o endereço eletrônico formacao.magisterio@capes.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . As propostas serão examinadas ao Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pode dar nova redação à minuta. A intenção é que o decreto seja assinado pelo presidente até dezembro.

O objetivo do Sistema Nacional é estimular o ingresso e a permanência na carreira do magistério, aumentar o número de professores com formação superior em instituição pública e equalizar as oportunidades de formação em todo o país.

Atualmente, cerca de 1,6 milhão de professores em exercício na educação básica pública não possuem graduação ou atuam em áreas diferentes daquelas em que se formaram. Por isso, está prevista a formação de aproximadamente 600 mil professores, que receberão formação inicial e continuada (primeira ou segunda graduação) nos próximos três anos. Como exemplo, dados do MEC apontam que cerca de 20 mil professores que dão aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental são formados em Pedagogia.

Conheça a minuta do Decreto e dê sua opinião!!!! Para mais informações, acesse o site da Capes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Simone. Parabéns pelo Blog.
Vou add um link no blog do NTE, aproveite e veja nosso concurso de blogs de escolas estaduais(http://ntebelempa.blogspot.com), no blog do NIED (http://niedbelem.blogspot.com) e no meu (http://esteblogminharua.blogspot.com).
Bjs amazonicos
Franz