quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Reflexão político-pedagógica em Paulo Freire: lançamento do Blog!


Car@s amigos(as),

No final de janeiro deste ano, encerrei a minha participação no Blog Escola de Gestores (http://escoladegestores.blogspot.com/) e despedi-me com o compromisso de criar um novo espaço para discutir a Educação a Distância e as Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC na Educação. Portanto, estou aqui de volta (no dia do Professor!) e com um blog que tem o objetivo de discutir um tema extremamente relevante no atual contexto sócio-político-cultural!!!

E para iniciar nossos registros, diálogo, socialização de experiências e vivências, gostaria de lembrar Paulo Freire, num dos mais belos textos do livro Pedagogia do Oprimido:

"Não há diálogo, porém, se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato, de criação e recriação se não há amor que a infunda. Sendo fundamento do diálogo, o amor é, também, diálogo. Daí que seja essencialmente tarefa de sujeitos e que não possa verificar-se na relação de dominação. [...] Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não me é possível o diálogo. Não há, por outro lado, diálogo, se não há HUMILDADE. A pronúncia do mundo, com que os homens o recriam permanentemente, não pode ser um ATO ARROGANTE. O diálogo, como encontro dos homens para a tarefa comum de saber agir, se rompe, se seus pólos (ou um deles) perdem a humildade. [...] A auto-suficiência é incompatível com o diálogo. Os homens que não têm humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo. Não podem ser seus companheiros de pronúncia do mundo. Se alguém não é capaz de sentir-se e saber-se tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda muito que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais".

Que neste espaço possamos debater, discutir e socializar vivências e experiências!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

O verdadeiro sábio é aquele que vive procurando aprender.
Nós, professores devemos estar sempre buscando "algo mais" em nosso caminho de ensino/aprendizagem.
Adorei este blog, foi muito gratificante e prazeroso conhecê-lo. Parabéns Professora!
Luiza Helena.