segunda-feira, 11 de maio de 2009

Paz e Justiça: em busca da alegria e da felicidade!!


Car@s colegas,

Estive afastada alguns dias deste blog, sobretudo, para refletir melhor sobre algumas decisões tomadas e que estão diretamente vinculadas ao fortalecimento dos meus princípios e valores que se expressam na minha vida pessoal, mas, sobretudo no meu trabalho. Agora estou de volta e com muita vontade de problematizar e discutir questões importantes da EAD e do uso das TIC na educação.

Para iniciarmos esta etapa, gostaria de socializar com vocês um trecho do livro: Custo aluno-qualidade inicial - rumo à educação pública de qualidade no Brasil. O texto faz parte do prefácio do livro e foi escrito por Mario Sergio Cortella, professor titular de Teologia e Ciências da Religião e da Pós Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP:

"Mas o que é Paz? De forma simples, poderíamos dizer que é um estado, uma condição, na qual se consegue estar bem. E o que é, então, estar bem? Estar bem é não impedirem a manifestação de meu pensamento livre e de minha individualidade responsável; é não constrangerem o meu corpo com a violência da fome e a agressão da doença sem socorro; estar bem é serlivre da crueldade da tortura, da degradção brutal do local onde vivo, do padecimento provocado pela não-convivência com aqueles a quem amo; estar bem é não ser vitimado pela falta de trabalho, não ser humilhado pela ausência de estudo, não ser desprovido de um lazer sadio. Estar bem é não ser mortalmente ferido pela discriminação de qualquer tipo nem violentado pelo embaraço traumático de minha religiosidade, minha sexualidade, minha amoroisidade, minha liberdade. Estar bem [...] é não deixar que apodreçam a minha esperança nem extirpem minha humanidade e a sacralidade de minha vida. Porém, não existe paz individual e solitária; não existe um humano sem os outros. Ser humano é ser junto. É necessário negar a afirmação liberticida de que 'a minha liberdade acaba quando começa a do outro'. A minha liberdade acaba quando acaba a do outro; se algum humano ou humana não é livre, ninguém é livre. Se alguém não for livre da fome, ninguém é livre da fome. Se algum homem ou mulher não for livre da discriminação, ninguém é livre da discriminação. Se alguma criança não for livre da falta de escola, de família, de lazer, ninguém é livre. Por isso, é preciso que à Paz - para que ela se efetive - se acresça a JUSTIÇA. E o que é justiça? É todos e todas terem Paz."

Um comentário:

Cardoso disse...

Políticas educacionais, formação de professores.

Metodologia EaD, a formação dos futuros professores na modalidade EaD, está sendo motivo de muitas discussões no que diz respeito a qualidade dos mesmo, porém vale lembrar que se a instituição está de fato apta a ofertar os cursos e se os alunados estão realmente interessados em aprender não vejo motivo de não se ter bons profissionais.