
Venho há algum tempo refletindo sobre os desafios da educação e um dos aspectos que tem servido de referência para essas reflexões tem sido os números da educação. Vejamos:
Segundo dados do PISA (2005), estão na escola: 73% das crianças de
O SAEB (2003) apontou que 55,5% das crianças chegam à 4ª série do Ensino Fundamental sem estarem correta e completamente alfabetizadas. Os dados relativos ao ensino de Língua Portuguesa mostram que “apenas 29% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental sabem o conteúdo adequado a essa série”; o desempenho é baixo também na 8ª série do Ensino Fundamental (19%) e na 3ª série do Ensino Médio (22%).
Segundo dados da PNAD (2005), somente 39% dos jovens de 19 anos conseguem concluir o Ensino Médio: ”dos alunos que concluem o Ensino Médio, quase metade não cursa a série apropriada a sua idade”.
Dados do PISA mostram que os países com melhor rendimento escolar investem, pelo menos, 5% do PIB na Educação: “o Brasil investe 3,3%, embora a meta seja investir 5% até 2011 e manter o investimento até
Diante desse quadro, algumas ações da sociedade civil vem sendo implementadas como o Compromisso Todos pela Educação e do governo federal o Plano de Desenvolvimento da Educação. Mas, apesar de todos os esforços, os números ainda expressam o que chama Cristovam Buarque de 'uma tragédia nacional'.
Continuam as questões: por que - apesar de todos os esforços - conseguimos avançar tão pouco ou quase nada na educação do nosso País?
É sobre essa temática que a partir de hoje estarei discutindo neste blog, inclusive, dialogando com pensadores, estudiosos e com vocês que estão efetivamente construindo a educação do nosso País. Vamos à discussão... conto com a participação de todos(as) incluindo comentários sobre esta temática e divulgando este blog para mais educadores e educadoras!!!!!
Grande abraço,
Simone Medeiros
Em defesa da escola e da educação pública com qualidade socialmente referenciada.
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