domingo, 8 de março de 2009

Governo Federal institui política nacional de formação de professores

O presidente Lula assinou decreto que institui a Política Nacional de Formação de Professores, publicado no Diário Oficial da União, no dia 30/01/09. A finalidade é organizar a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para a educação básica, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.

Os cursos de atualização e especialização de professores ficarão a cargo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e deverão ser homologados por seu Conselho Técnico-Científico da Educação Básica.

Na formação dos professores, a modalidade principal de ensino é presencial, reconhecendo-se a importância dos sistemas semipresencial e a distância.

Entre os pontos de destaque estão o reconhecimento de que a formação docente para todas as etapas da educação básica é compromisso público de Estado, a necessidade de articulação entre formações inicial e continuada, bem como entre diferentes níveis e modalidades de ensino.

O decreto enfatiza também a promoção da equalização nacional das oportunidades para os profissionais do magistério em instituições públicas de educação superior.

Outros temas abordados no documento dizem respeito a educação inclusiva, educação no campo, educação de jovens e adultos, bem como apoio a programas de formação em regiões e comunidades com necessidades específicas, como quilombolas e indígenas.

Para assegurar a implementação da Política, definiu-se a formação de Fóruns Estaduais de Apoio à formação Docente em regime de colaboração entre os entes federados. Esta colaboração será concretizada por meio de planos estratégicos.

Antes de seguir para aprovação presidencial, o documento passou por discussões envolvendo profissionais da área e os mais diversos setores da sociedade. A minuta ficou disponível para consulta pública e sugestões no portal do MEC, entre os dias 10 de outubro e 24 de novembro de 2008.

Leia a íntegra do decreto no DOU Nº 21, Seção 1, de 30 de janeiro de 2009, pag 1 e pag 2.

Um comentário:

Escola Estadual Tomaz de Araújo disse...

Simone,
A Escola Estadual Tomaz de Araújo estará nesta sexta-feira 13/03/09, dando inicio oficialmente as comemorações alusivas ao seu centenário no decorrer deste ano, onde a cuminância está prevista para agosto/09.
Sinta-se convidada a participar das comemorações, como ex-aluna e Coordenadora Geral de Formação e Capacitação em EAD na SEED/MEC, o que nos deixa orgulhosos.

Abraços de todos os que fazem a Escola Estadual Tomaz de Araújo.

Nossos contatos poderão ser através do email: eeta100@hotmail.com
Fone: (084)3433-3970
Diretora: Tânia Maria Fernandes Dantas.
Vice-Diretora: Inácia Lucia F. G. de Medeiros.