sexta-feira, 1 de outubro de 2010

NOVO BLOG: EM BREVE!!!


Car@s amigos(as) e seguidores(as),

Estive afastada do blog por vários motivos, mas o principal deles foi a minha aprovação no doutorado. Tive que me dedicar as leituras, pesquisa, estudo etc. Mas, estarei de volta em breve. Portanto, fiquem atentos!! no início de 2011 estarei disponibilizando um NOVO BLOG que tratará da EDUCAÇÃO. Conto com a participação e presença de tod@s!!!!

Grande abraço,

Simone Medeiros.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Diferença e direito: para discussão e reflexão!!!


Colegas, hoje lendo um texto sobre direito, qualidade e educação, destaquei um trecho que gostaria de compartilhar com todos:

"[...] as pessoas e os grupos sociais têm o direito de serem iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a serem diferentes quando a igualdade os descaracteriza". (Santos: 1997, p. 122)

Dica para leitura:

SANTOS, B.S. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 39, 1997.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Mosca Azul, por Machado de Assis


Colegas, neste final de sexta-feira, disponibilizo para vocês uma poesia do nosso Machado de Assis... a retirei do blog do Prof. e Senador Cristovam Buarque de Holanda (http://cristovam.org.br/blog/), o qual sugiro-lhes para leitura e acompanhamento. É um espaço de importantes reflexões para nós educadores e educadores do Brasil. Fica mais esta dica!!!!

[...]

Muitos fazem referência a expressão "mordido pela Mosca Azul" para designar alguém inchado de vaidade. Você sabia? essa conhecida expressão foi cunhada a partir do poema do grande escritor brasileiro Machado de Assis. O trecho é uma metáfora sobre a busca do poder e da riqueza. Para Machado de Assis, quando se alcançam o poder e a riqueza, quando se pega a mosca azul, vê-se que ela não era tão linda como aparentava a princípio.

Era uma mosca azul, asas de ouro e granada,
Filha da China ou do Indostão,
Que entre as folhas brotou de uma rosa encarnada,
Em certa noite de verão.

E zumbia, e voava, e voava, e zumbia,
Refulgindo ao clarão do sol
E da lua, - melhor do que refulgiria
Um brilhante do Grão-Mogol.

Um poleá que a viu, espantado e tristonho,
Uma poleá lhe perguntou:
"Mosca, esse refulgir, que mais parece um sonho,
Dize, quem foi que to ensinou?"

Então ela, voando, e revoando, disse:
"Eu sou a vida, eu sou a flor
"Das graças, o padrão da eterna meninice,
"E mais a glória, e mais o amor."

E ele deixou-se estar a contemplá-la, mudo,
E tranqüilo, como um faquir,
Como alguém que ficou deslembrado de tudo,
Sem comparar, nem refletir.

Entre as asas do inseto, a voltear no espaço,
Uma cousa lhe pareceu
Que surdia, com todo o resplendor de um paço
E viu um rosto, que era o seu.

Era ele, era um rei, o rei de Cachemira,
Que tinha sobre o colo nu,
Um imenso colar de opala, e uma safira
Tirada ao corpo de Vichnu.

Cem mulheres em flor, cem nairas superfinas,
Aos pés dele, no liso chão,
Espreguiçam sorrindo, as suas graças finas,
E todo o amor que têm lhe dão.

Mudos, graves, de pé, cem etíopes feios,
Com grandes leques de avestruz,
Refrescam-lhes de manso os aromados seios,
Voluptuosamente nus.

Vinha a glória depois; - quatorze reis vencidos,
E enfim as páreas triunfais
De trezentas nações, e o parabéns unidos
Das coroas ocidentais.

Mas o melhor de tudo é que no rosto aberto
Das mulheres e dos varões,
Como em água que deixa o fundo descoberto,
Via limpo os corações.

Então ele, estendendo a mão calosa e tosca,
Afeita a só carpintejar,
Como um gesto pegou na fulgurante mosca,
Curioso de a examinar.

Quis vê-la, quis saber a causa do mistério.
E, fechando-a na mão, sorriu
De contente, ao pensar que ali tinha um império,
E para casa se partiu.

Alvoroçado chega, examina, e parece
Que se houve nessa ocupação
Miudamente, como um homem que quisesse
Dissecar a sua ilusão.

Dissecou-a, a tal ponto, e com tal arte, que ela,
Rota, baça, nojenta, vil,
Sucumbiu; e com isto esvaiu-se-lhe aquela
Visão fantástica e sutil.

Hoje, quando ele aí vai, de áloe e cardamomo
Na cabeça, com ar taful,
Dizem que ensandeceu, e que não sabe como
Perdeu a sua mosca azul.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Política e Gestão da Educação Superior a Distância

Prezad@s colegas,

Socializo com a nossa rede de educadores, mais um extraordinário texto. Desta vez, trago para participar das nossas reflexões e discussões o Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado, da UFG, com o texto intutulado: POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A
DISTÂNCIA: NOVOS MARCOS REGULATÓRIOS?


RESUMO: ao problematizar as políticas e gestão atuais para a educação básica e superior, o artigo enfoca os novos marcos regulatórios do processo expansionista e analisa as políticas direcionadas à formação de professores, com especial realce para a educação a distância no
setor público. Nessa direção, apresenta e analisa alguns indicadores educacionais e busca apreender, no campo das políticas propostas pelo MEC, o papel da “Nova CAPES” como espaço de regulação das políticas de formação de professores, enfatizando a expansão pública,
na modalidade EaD, por meio dos desafios da consolidação da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

É mais uma oportunidade para aprofundarmos as nossas reflexões!!! Sugiro-lhes que comentem suas impressões neste blog e/ou imprima o texto e discuta com outros colegas da sua escola, escolas vizinhas, NTE/NTM ou com as equipes das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A (NOVA) POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Car@s colegas,

Sugiro-lhes para leitura o artigo intitulado: A (NOVA) POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRIORIDADE POSTERGADA, da Profa. Helena Freitas*

RESUMO: O texto examina as políticas e programas no campo da formação do atual governo, identificando linhas de uma política marcada por ações de formação focalizadas, de cursos a distância, pela Universidade Aberta do Brasil. Analisa suas relações com a transformação
da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em agência reguladora da formação de professores. Tomando por referência a base comum nacional, indica as condições para uma política global de formação e profissionalização dos profissionais
da educação, nos termos defendidos pela área da educação e pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).

Excelente leitura a todos(as)!!! vamos comentar o texto? fica a dica...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Paz e Justiça: em busca da alegria e da felicidade!!


Car@s colegas,

Estive afastada alguns dias deste blog, sobretudo, para refletir melhor sobre algumas decisões tomadas e que estão diretamente vinculadas ao fortalecimento dos meus princípios e valores que se expressam na minha vida pessoal, mas, sobretudo no meu trabalho. Agora estou de volta e com muita vontade de problematizar e discutir questões importantes da EAD e do uso das TIC na educação.

Para iniciarmos esta etapa, gostaria de socializar com vocês um trecho do livro: Custo aluno-qualidade inicial - rumo à educação pública de qualidade no Brasil. O texto faz parte do prefácio do livro e foi escrito por Mario Sergio Cortella, professor titular de Teologia e Ciências da Religião e da Pós Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP:

"Mas o que é Paz? De forma simples, poderíamos dizer que é um estado, uma condição, na qual se consegue estar bem. E o que é, então, estar bem? Estar bem é não impedirem a manifestação de meu pensamento livre e de minha individualidade responsável; é não constrangerem o meu corpo com a violência da fome e a agressão da doença sem socorro; estar bem é serlivre da crueldade da tortura, da degradção brutal do local onde vivo, do padecimento provocado pela não-convivência com aqueles a quem amo; estar bem é não ser vitimado pela falta de trabalho, não ser humilhado pela ausência de estudo, não ser desprovido de um lazer sadio. Estar bem é não ser mortalmente ferido pela discriminação de qualquer tipo nem violentado pelo embaraço traumático de minha religiosidade, minha sexualidade, minha amoroisidade, minha liberdade. Estar bem [...] é não deixar que apodreçam a minha esperança nem extirpem minha humanidade e a sacralidade de minha vida. Porém, não existe paz individual e solitária; não existe um humano sem os outros. Ser humano é ser junto. É necessário negar a afirmação liberticida de que 'a minha liberdade acaba quando começa a do outro'. A minha liberdade acaba quando acaba a do outro; se algum humano ou humana não é livre, ninguém é livre. Se alguém não for livre da fome, ninguém é livre da fome. Se algum homem ou mulher não for livre da discriminação, ninguém é livre da discriminação. Se alguma criança não for livre da falta de escola, de família, de lazer, ninguém é livre. Por isso, é preciso que à Paz - para que ela se efetive - se acresça a JUSTIÇA. E o que é justiça? É todos e todas terem Paz."

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lançamento da Conferência Nacional de Educação - CONAE/2010

Car@s colegas,

Hoje dia 23/04 foi lançada, em Brasília, oficialmente, a Conferência Nacional da Educação - CONAE, a ser realizada em abril de 2010. Foi um momento histórico importante que tive a alegria de participar como integrante da Comissão Organizadora.

A CONAE/2010 será precedida de Conferências Municipais e de Conferências Estaduais. Portanto, é fundamental a participação de todos(as), pois o documento final será referência para a definição de políticas públicas no âmbito da educação do nosso País.

As temáticas da CONAE se estruturam em torno de seis eixos. São eles:

EIXO I - Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional

EIXO II - Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação

EIXO III - Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar

EIXO IV - Formação e Valorização dos Profissionais da Educação

EIXO V - Financiamento da Educação e Controle Social

EIXO VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

O tema geral da Conferência é 'Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o PNE, diretrizes e estratégias de ação.

Para mais informações, clique aqui!!! sugiro-lhes a leitura do texto do Prof. Saviane: Sistema de Educação - subsídios para a Conferência Nacional de Educação.