sexta-feira, 31 de outubro de 2008

MEC envia proposta ao Palácio do Planalto para aumentar obrigatoriedade do ensino

Fernando Haddad, ministro da educação, encaminhou ao Palácio do Planalto na terça-feira, 28, uma proposta de mudança no tempo mínimo de ensino obrigatório, dos atuais nove anos para 14 anos.

De acordo com essa proposta, as crianças teriam de ser matriculadas na escola aos quatro anos de idade e permanecer até os 17, pelo menos. Esse período abrange a pré-escola (quatro e cinco anos), ensino fundamental (seis a 14) e ensino médio (15 a 17). Hoje, a obrigatoriedade é apenas para o ensino fundamental.

Espera-se que essa proposta se efetive em torno de cinco ou seis anos. A mudança deve ser feita por proposta de emenda à Constituição.

Esse movimento começou na América Latina. E a intenção era que o ensino médio passasse a ser obrigatório no continente. O Brasil apresentou emenda a essa tese, afirmando que a medida seria ineficaz se não houvesse o complemento da pré-escola. Um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comprova que uma criança com acesso à pré-escola tem 32% mais chances de concluir o ensino médio.

Vamos acompanhar este encaminhamento e divulgaremos no blog!!!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Parceria entre PUC/RJ e SEED/MEC viabiliza a oferta de 6.000 vagas para Especialização em Tecnologias em Educação

Em 2009, parceria entre PUC/RJ e SEED/MEC viabilizará a oferta de 6.000 novas vagas para o Curso de Especialização Tecnologias na Educação. Participarão desse processo formativo, preferencialmente, formadores/multiplicadores do Proinfo Integrado, formadores do Proinfantil e professores e gestores dos sistemas públicos de ensino.

A implementação do Curso será efetivada por meio da articulação da rede nacional de formadores/multiplicadores do Proinfo Integrado e de equipe de especialistas da PUC/RJ.

Hoje, em Brasília, foi realizada reunião técnica entre a equipe da PUC/RJ e da SEED/MEC. Foram discutidas a proposta político-pedagógica do Curso, bem como a sua implementação.

Em 12/12/08 será realizado, no Rio de Janeiro, o Encontro de Formação da Equipe Gestora do Curso para discussão e planejamento da sua implementação nos 26 estados da federação e do Distrito Federal.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Universidades Públicas se reúnem para discutir o Proinfantil

Dia 29/10/08, aproximadamente, 15 Universidades Federais se reuniram em Brasília para discutir a implementação do Proinfantil.

O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não.

É uma parceria entre União, estados e municípios. As Universidades Públicas participam como agências formadoras e são responsáveis no Programa pela Avaliação do processo.

Em 2005 foi realizado projeto-piloto, em 2006 teve início o Grupo 1, em 2oo7, o Grupo 2 e em 2009 será a etapa de expansão para, aproximadamente, 20.000 professores da rede pública de ensino.

Para mais informações, acessar o site www.mec.gov.br

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Salto para o Futuro: Educação Digital e Tecnologias da Informação e da Comunicação

A TVE Brasil, de 29/09 a 03/11/08, veiculou nova série do Salto para o Futuro, intitulada Educação Digital e Tecnologias da Informação e da Comunicação. Essa série foi organizada pelo Prof. Alberto Tornaghi e constituiu-se dos seguintes programas:

PGM 1 - O que pode você, professor (Alberto Tornaghi)
PGM2 - Uma rede que aprende e ensina (Alberto Tornaghi)
PGM3 - Formação para educadores (José Manuel Moran)
PGM4 - Muitos meios, muitas comunicações (Ismar de Oliveira Soares)
PGM5 - Políticas para o uso das TIC na escola: Proinfo Integrado (Leda Fiorentini, Simone Medeiros e Umbelina Caiafa).

Para mais informações sobre essa série, acesse o boletim do Salto para o Futuro no site http://www.redebrasil.tv.br/salto/

E para ver outras séries do Salto para o Futuro, acesse o site do Domínio Público.

sábado, 25 de outubro de 2008

Mapa da Educação no Brasil: acompanhe os resultados do seu estado/município

Qualquer cidadão brasileiro pode saber como anda a educação em seu município. Qual o valor dos repasses para a merenda escolar de sua cidade? Qual é a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)? Há creches públicas? Quantos alunos estão matriculados nas escolas? As respostas para estas ou qualquer outra pergunta podem ser encontradas no Novo Mapa da Educação Brasileira.

Quem se interessa pelo assunto (prefeitos, secretários, professores, pais, alunos) pode conferir a situação atual, avanços e necessidades de seu estado e município. Todos os dados sobre a educação no Brasil foram reunidos em um só lugar. Assim, ficou mais fácil e rápido acompanhar os progressos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Com informações claras e acessíveis, o novo mapa é mais uma ferramenta a ser utilizada para que o país alcance sua principal meta: índices educacionais compatíveis com os países desenvolvidos. O prazo para isso é 2022, ano do bicentenário da Independência. A mensagem é clara: não existe independência sem educação de qualidade para todos.

Para acessar os dados, acesse o site http://mapas.mec.gov.br/

Conferência Nacional de Educação em 2010: institucionalização da Comissão Organizadora

















No dia 21 de outubro último, o Ministro Fernado Haddad instituiu a Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação. Essa Conferência será realizada em 2010 e tem como tema principal: Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação.

Nessa primeira reunião de trabalho, a comissão organizadora da Conferência Nacional de Educação (Conae) definiu o tema do evento, o calendário das conferências municipais e estaduais e a criação de duas comissões especiais responsáveis pela dinâmica, sistematização, divulgação e mobilização.

Será produzido, por esta Comissão, um documento-base, que servirá de referência para as reuniões e debates das conferências municipais, que acontecerão no primeiro semestre de 2009, e das 27 conferências estaduais, no segundo semestre do próximo ano.

Além do tema central, os organizadores definiram os eixos que vão nortear os encontros e debates das conferências municipais e estaduais em 2009 e os colóquios e mesas de discussões na Conae, em 2010. São seis eixos: o papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; qualidade, gestão democrática e avaliação da educação; formação e valorização dos trabalhadores em educação; financiamento da educação e controle social; justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

A Portaria nº 10/2008, publicada no Diário Oficial da União em 4 de setembro, relaciona as 35 entidades e órgãos governamentais responsáveis pela organização e realização da Conae.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Programação semanal da TV ESCOLA

Todas as sextas-feiras estaremos, no final do dia, disponibilizando neste blog, a programação semanal da TV Escola, com links de sites e material de apoio.

No dia 27 de outubro, será exibido um vídeo 'O advento da computação'. Tem duração de 60'. E será exibido às 11h, 15h e 23h. No dia 1º de novembro, às 11h.


Programa, da série A História dos Números Primos, que trata da influência dos números primos na criação dos primeiros computadores do mundo. Comentado por professores de Matemática, Informática e Física.


Clique aqui e veja a programação da TV Escola semanal. Não perca!!! Para mais informações sobre a TV Escola: www.mec.gov.br/tvescola


quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Encerramento do Encontro de Formação de Formadores/Multiplicadores do Proinfo Integrado - Região Centro-Oeste (15 a 17/10/08)

Na foto, coordenadores do Proinfo Integrado, formadores/multiplicadores e equipe da SEED/MEC.

Coordenadores do Proinfo Integrado da Região Centro-Oeste

Participaram do Painel de Implementação do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h), no Encontro de Formação dos Formadores/Multiplicadores, nos dias 15, 16 e 17/10/08, em Goiânia/GO, os coordenadores do Proinfo Integrado Edy (MT), Gilsa (DF), Maria Aparecida (MS) e Divino (GO). Nesse painel foram apresentados os planos de ação voltados à implementação do Curso.

Em 2008 serão ofertadas turmas específicas, principalmente, voltadas à formação de formadores/multiplicadores e de professores e gestores escolares.

A meta da formação do Proinfo Integrado é a formação em 2008 de 100.000 professores e gestores escolares dos sistemas públicos de ensino.

Na foto Edy (MT), Gilsa (DF), Simone Medeiros (DF), Aparecida (MS) e Divino (GO). Para mais informações sobre o Proinfo Integrado: proinfointegrado@mec.gov.br.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

EM DEBATE: Sistema Nacional Público de Formação dos Profissionais do Magistério

No último dia 10 de outubro foi lançada a minuta do Decreto que vai instituir o Sistema Nacional Público de Formação dos Profissionais do Magistério.

A minuta do decreto está aberta a consulta pública até 24 de novembro. O documento está disponível à sociedade no portal do MEC. Sugestões de aperfeiçoamento do texto podem ser enviadas para o endereço eletrônico formacao.magisterio@capes.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . As propostas serão examinadas ao Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pode dar nova redação à minuta. A intenção é que o decreto seja assinado pelo presidente até dezembro.

O objetivo do Sistema Nacional é estimular o ingresso e a permanência na carreira do magistério, aumentar o número de professores com formação superior em instituição pública e equalizar as oportunidades de formação em todo o país.

Atualmente, cerca de 1,6 milhão de professores em exercício na educação básica pública não possuem graduação ou atuam em áreas diferentes daquelas em que se formaram. Por isso, está prevista a formação de aproximadamente 600 mil professores, que receberão formação inicial e continuada (primeira ou segunda graduação) nos próximos três anos. Como exemplo, dados do MEC apontam que cerca de 20 mil professores que dão aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental são formados em Pedagogia.

Conheça a minuta do Decreto e dê sua opinião!!!! Para mais informações, acesse o site da Capes.

Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação: 31ª Reunião da ANPED

A 31ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, congregará, no período de 19 a 22 de outubro de 2008, em Caxambu/MG, 84 Programas de Pós – Graduação em Educação, 22 Grupos de Trabalho e um Grupo de Estudo.

Nesta Reunião, pesquisas, reflexões e propostas sobre a Educação, nos contextos nacional e internacional, serão divulgadas e debatidas. Serão celebrados os Direitos Humanos e a Constituição Brasileira, cujos parâmetros podem ser apreendidos no conjunto da produção científica da área, e, cada vez mais, afirmados e defendidos nas manifestações político-acadêmicas dos grupos que constituem a ANPEd.

Ao longo da Reunião, jovens e experientes acadêmicos irão socializar as pesquisas e estudos realizados, debater os problemas da educação básica e da educação superior, problematizar aspectos teóricos, epistemológicos e metodológicos da produção científica e contribuir, nesse
fecundo encontro para o avanço da área.

Para mais informações, acessar o site: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/inicio.htm

TV Escola lança documentário sobre SAÚDE DO PROFESSOR

O documentário realizado pela TV Escola retrata problemas relacionados com a saúde do professor (depressão, distúrbios advindos do estresse, disfunções vocais, dores de coluna, alergias, problemas circulatórios, entre outros).

O ponto de partida do documentário é o relato de problemas enfrentados por profissionais de educação de várias partes do Brasil. O objetivo do documentário é lançar um novo olhar sobre a saúde e a qualidade de vida do professor.

“Saúde do Professor” propõe ainda a investigação e a reflexão sobre as origens e as conseqüências dos problemas que acometem a saúde dos educadores e como estes males interferem na vida profissional. O documentário aborda também a relação aluno/professor em sala de aula e a importância de programas sociais, de políticas públicas e de projetos que estimulem a qualidade de vida e de ensino. Nesse sentido, os principais interessados são os próprios educadores, mas o documentário mostra que é fundamental a parceria entre gestores, alunos, familiares, sindicatos e Secretarias de Educação e de Saúde.

Veja o trailer de "Saúde do Professor".

EXIBIÇÃO:
Estréia: 15 de outubro de 2008, às 22h - Dia do Professor.
Reprises: 16 de outubro de 2008, às 10h e 14h - na faixa do Ensino Fundamental.

DURAÇÃO: 35 minutos

SINTONIA TV ESCOLA:
SKY canal 112
DIRECTV canal 237
Parabólica analógica e digital

domingo, 19 de outubro de 2008

Desafios do Uso das Tecnologias em TODOS OS TEMPOS


Este é um dos vídeos referendados no Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h), do Proinfo Integrado. Retrata os desafios do uso das tecnologias em um momento específico da história: a inserção do livro (imprensa) na Idade Média.

O link deste vídeo foi capturado do site: http://br.youtube.com/watch?v=qp9-C1EDxzk (tem versão em espanhol e em português).

Painel: planejando a implementação do Proinfo Integrado

No dia 17/10/08, os quatro coordenadores estaduais do Proinfo Integrado da região centro-oeste, Prof. Edy Lima (MT), Profa. Gilsa Santana (DF), Profa. Aparecida Feitosa (MS) e Prof. Divino (GO), sob a coordenação da mesa da Profa. Simone Medeiros (SEED/MEC), apresentaram proposta de plano de ação voltado à implementação do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).

Esse painel foi realizado após as oficinas compostas pelos representantes estaduais (Seducs e Undimes). O objetivo principal dessas oficinas foi elaborar uma proposta de planejamento à implementação do Curso, considerando, sobretudo, a realidade local.

A meta de formação do Proinfo Integrado para 2008, incluindo a oferta do Curso Introdução à Educação Digital (40h) e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) é de, aproximadamente, 100.000 vagas.

Para acessar ao material didático-pedagógico do Proinfo Integrado, acessar o Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/courseList.action

UniMontes lança livro com experiências do Mídias na Educação

No dia 26 de setembro último, a Universidade Estadual de Montes Claros, no 2º Fórum: gestão, pesquisa, ensino e extensão, intitulado Universidade e Diversidade, lançou o livro Mídias na Educação: experiência na Unimontes. Esse livro foi organizado pela Profa. Fábia Magali e pela Profa. Dulce dos Santos.

Antes do lançamento do livro foi realizada palestra sobre Mídias na Educação no contexto do PDE: um programa de co(autoria) pedagógica, proferida pela Profa. Simone Medeiros, Coordenadora Geral de Formação em EAD, da SEED/MEC.

Mídias na Educação é um programa a distância, com estrutura modular, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impressos – de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.

O programa possibilita diferentes percursos de aprendizagem e certificação. Estão previstos três níveis de certificação constituindo ciclos de estudo: o Ciclo Básico, de Extensão com 120 horas de duração; o Intermediário, de Aperfeiçoamento, com 180 horas: e o Avançado, de Especialização, com 360 horas.

Para mais informações sobre o Mídias na Educação, acessar o site: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=199&Itemid=

sábado, 18 de outubro de 2008

Proinfantil realiza Executiva em Maceió/AL: Grupo 2

Durante a última semana, de 13 a 17/10/08, realizamos em Maceió/AL a 3ª Executiva do Proinfantil, relativa ao Grupo 2, Módulo 2.

O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não.

No momento, a SEED/MEC, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Universidades Públicas, está implementando o Grupo 2 do Programa nos estados de: AL, CE, BA, PE, GO, MA, AM, RR e SE. Participam da implementação as seguintes Universidades: UFG, UFRN, UFG e UFPA.

Para 2009 serão disponibilizadas, aproximadamente, 20.000 novas vagas!!! Para participar, entrar em contato com a Coordenação Nacional do Programa: proinfantil@mec.gov.br

Para mais informações sobre o Curso e seu material didático-pedagógico, favor acessar o site do MEC e/ou o Portal do Professor: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=276

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Escola faz Tecnologia, Tecnologia faz Escola: com Prof. Alberto Tornaghi


No dia 16/10/08, o Prof. Alberto Tornaghi proferiu palestra sobre o tema: Escola faz Tecnologia, Tecnologia faz Escola, no Encontro Regional de Formação de Formadores/Multiplicadores do Proinfo Integrado (região centro-oeste).

Prof. Alberto Tornaghi é um dos autores do material didático-pedagógico do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h). Escreveu as Unidade 2: internet, hipertexto e hipermídia; e a Unidade 3: prática pedagógica e mídias digitais.

Ainda, neste dia, participou de painel comentado. Este painel foi constituído pelos representantes/relatores de 12 grupos. Cada grupo de três representantes apresentou uma Unidade do Curso, destacando aspectos como: síntese da Unidade e principais conceitos abordados, proposta de planejamento e dificuldades e soluções possíveis.

Esse painel foi coordenado pela Profa. Simone Medeiros e a cada final da apresentação de duas unidades, o Prof. Alberto Tornaghi comentou as apresentações à luz da proposta político-pedagógica do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).

Para mais informações sobre a palestra do Prof. Alberto Tornaghi, acessar o site http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2004/eft/index.htm


quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PROINFO INTEGRADO: Encontro Regional de Formação de Formadores/Multiplicadores (Centro-Oeste)


De 15 a 17 de outubro de 2008, em Goiânia/GO, está sendo realizado o 4º Encontro Regional de Formação de Formadores/Multiplicadores do Proinfo Integrado, relativo ao Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).

Estão participando, aproximadamente, 160 formadores/multiplicadores, dos estados de MT, MS, GO e DF, sendo dois formadores/multiplicadores de cada um dos NTE/NTM desses estados.

O objetivo do Encontro é discutir o projeto político-pedagógico do Curso, bem como planejar a sua implementação.

Após essa formação, os participantes retornarão aos seus estados e realizarão a formação dos demais formadores/multiplicadores.

Essa Rede Nacional de Formadores/Multiplicadores do Proinfo Integrado fará a formação, aproximadamente, 240 mil professores e gestores escolares até 2010, incluindo as três ações de formação do Proinfo Integrado: Curso Introdução à Educação Digital (40h), Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) e Complementação Local (40h).

Importante: Para a implementação do Proinfo Integrado/formação é fundamental que a Coordenação Estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação e pela Undime Estadual, realizem levantamento da situação atual de infra-estrutura, bem como de formadores/multiplicadores nos estados.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Reflexão político-pedagógica em Paulo Freire: lançamento do Blog!


Car@s amigos(as),

No final de janeiro deste ano, encerrei a minha participação no Blog Escola de Gestores (http://escoladegestores.blogspot.com/) e despedi-me com o compromisso de criar um novo espaço para discutir a Educação a Distância e as Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC na Educação. Portanto, estou aqui de volta (no dia do Professor!) e com um blog que tem o objetivo de discutir um tema extremamente relevante no atual contexto sócio-político-cultural!!!

E para iniciar nossos registros, diálogo, socialização de experiências e vivências, gostaria de lembrar Paulo Freire, num dos mais belos textos do livro Pedagogia do Oprimido:

"Não há diálogo, porém, se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato, de criação e recriação se não há amor que a infunda. Sendo fundamento do diálogo, o amor é, também, diálogo. Daí que seja essencialmente tarefa de sujeitos e que não possa verificar-se na relação de dominação. [...] Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não me é possível o diálogo. Não há, por outro lado, diálogo, se não há HUMILDADE. A pronúncia do mundo, com que os homens o recriam permanentemente, não pode ser um ATO ARROGANTE. O diálogo, como encontro dos homens para a tarefa comum de saber agir, se rompe, se seus pólos (ou um deles) perdem a humildade. [...] A auto-suficiência é incompatível com o diálogo. Os homens que não têm humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo. Não podem ser seus companheiros de pronúncia do mundo. Se alguém não é capaz de sentir-se e saber-se tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda muito que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais".

Que neste espaço possamos debater, discutir e socializar vivências e experiências!!!!!